quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A rainha Salamanca




Sim, eu sei que era suposto avançar até à  Euskadia e falar sobre suas terras e gentes, mas uma viagem também precisa de calma. Ou melhor, esta viagem não é fazer o check in e toma lá que já estamos no destino pretendido. Não, senhor, é preciso rodar sobre muito asfalto, ver muito campos ora verdes ora dourados, muita planície planalto e serra. Só depois nos vamos aproximando do destino, não sem antes fazer outras paragens.
A primeira digna de registo foi depois da Extremadura espanhola, já em terras de “Castilla e Léon”,  na cidade Património da Humanidade, Salamanca.
Outras voltas, quase sempre a caminho de uma rota mais longínqua, nos fizeram aqui parar. Não seria a primeira nem a última vez. Já a vamos conhecendo e nunca dela nos cansamos, nem daquela vez que por lá ficámos forçados depois da desventura mais grave até à data em termos de viajandosobrerodas. Mas isso é história para outro capítulo, o das desventuras, que para aqui não é chamado.
Salamanca é uma eterna e terna rainha. Não só porque muita da realeza espanhola com ela se relacionou, não porque as suas ruas, praças e edifícios e universidade transpiram História.... É por tudo isso e pela beleza que dela emana.

Plaza Mayor

A nós não nos cansa ir até à Plaza Mayor e ficar parados a olhar, fotografar, ou a saborear um gelado italiano… Data do século XVIII, é de estilo barroco, e é considerada uma das mais bonitas plazas mayores de Espanha.  À sua volta, no piso inferior das arcadas, medalhões com os bustos de reis espanhóis e ainda de figuras ilustres como Cervantes ou el Cid.



Plaza Mayor

Também não nos cansa admirar a zona da Universidade que desta vez nos surpreendeu .Os relevos da fachada da Universidade sempre plena de turistas à caça da “rana” (rã) meio escondida sobre a cabeça de uma caveira , estavam agora praticamente tapados com um novo tipo de visita. Um ascensor horizontal e com cadeiras que permite aos interessados observar de perto os relevos e suas estórias. O problema é que quem lá não se senta (pagando, claro!), tem ainda mais dificuldades em achar, cá de baixo , o ex-libris da cidade, o dito batráquio verde que dizem simbolizar o pecado da luxúria depois da morte.


Fachada Universidade

Não resistimos a entrar mais uma vez no ameno Claustro das Escuelas Menores, agora com um testemunho recente da passagem de “suas majestades”.


Claustro 





Uma espreitadela na deliciosa Catedral Nova para descobrir , na portada Norte, algo que nunca tínhamos visto, mais um caso invulgar numa coluna da fachada, cuja origem ninguém sabe explicar, mas que  é conhecido como “o astronauta”. Se tivermos em conta que a sua construção ocupou os séculos XV a XVIII, não deixa de ser surreal…



"O astronauta"

Entrando no pátio da Casa das Conchas (mais outro edifício imponente e belíssimo) e subindo até ao 1º andar tem-se uma vista encantadora da Clerecia ( colégio jesuíta do Espírito Santo). 


Clerecia


Casa das Conchas



Clerecia e Conchas


Salamanca é também uma cidade moderna e bem animada, sobretudo depois da hora da siesta.  Não deixem de visitar o edifício que alberga hoje a Zara e ficarão literalmente de queixo caído.
À noite, e porque sempre foi um sítio que me fascino, nada como uma caña na esplanada exterior do Museu de Arte Nova ou Casa-Lis, um magnífico exemplar que reflete a essas horas de Morfeu as luzes coloridas dos seus vitrais quase no rio Tormes. Isso dos vitrais se projetarem no Tormes é apenas uma figura de estilo para me levar até ao rio que corta a cidade e perto do qual pernoitámos.


Casa Lis


Estacionamento gratuito, ao lado de outras AC (N  40º 57' 32''  W5º 40'' 29'') , à frente de um parque desportivo mas que nem sempre é o parking mais asseado. Na ida apresentou-se-nos com um certo ar limpo, na volta era complemente o oposto, com sacos de lixo encostados à vedação. Salamanca merecia uma área própria para autocaravanistas, (e nós que gostamos de por lá ficar, também).

(Dias de visita: 23 de Julho e 18 de Agosto)




1 comentário:

Tribo das AC's Clássicas disse...

Já por lá passei mas não vi tudo.....é um local a ir brevemente.
Obrigado pela partilha.