quinta-feira, 25 de junho de 2015

Tema Vauban e praia nos Alpes


Ainda 17 de agosto…

O tema Vauban * continuou pela manhã e tarde fora.
Depois de Briançon aguardava-nos MontDauphin. Contrariamente ao primeiro, o seu forte não é a velha ou a nova cidade, é “o” forte, mais um dos doze classificados como Património Mundial da Unesco.


Situa-se numa alta montanha a qual olha, lá para o fundo, bem ao fundo, o cruzamento dos rios Durance e Guil e, lá para o cimo, montanhas e montanhas e estações de esqui. 




No cimo dessa montanha privilegiada ergue-se o forte, construção de 1693, cujo nome homenageia o “Grand Dauphin”, Luís de França. Lá dentro das suas espessas paredes, as casernas dos soldados de Luís XIV, o arsenal , os bunkers. Não há som, mas imaginam-se os ecos de vozes masculinas e o estrépito das armas e cavalos.




Descemos, rumo ao mar, sabendo que ainda faltam muitos quilómetros. O verde cerca-nos , não tão gritante como o verde suíço, mas ainda assim, no nosso imaginário, aquilo podia ser a Suíça. Até que, de repente, a estrada oferece-nos nova sinalética a apontar para lago e área de autocaravanas. Maravilhas e privilégios de se andar com a casa às costas, nem pensamos duas  vezes, não há hora nem hotel marcado, é já ali, o mar que espere. No entanto, espanto dos espantos, mesmo em plenos Alpes há praias, eis que a água e as velas de surf enchem a vista, o local chama-se mesmo praia : “plage de Chanterenne”. 




Borbulha de gente a banhos, nos barcos, nas pranchas, ao sol, em piqueniques, é o  lago de Serre - Ponçon. Ficamos, relaxamos, imitamo-los. A praia fica ao lado de um camping e também de uma área de serviço para autocaravanas , não há  cá brigas como em Portugal (N 6. 46108 W 44. 5379, preço 6 +2 €).
Luís XIV e Vauban passaram à história, está-se bem na praia, a olhar os Alpes.

Sem comentários: